› Proporcionar aos jovens uma qualificação profissional, privilegiando:
› Inserção no mundo do trabalho;
› Prosseguimento de estudos (cursos de especialização tecnológica e ensino superior);
› Duração de 3 anos letivos
› Diploma de 12º ano e certificado de qualificação profissional de nível 4.
> FOLHETO OFERTA FORMATIVA – 2020/2021
> FOLHETO OFERTA FORMATIVA- 2021/2022
> FOLHETO OFERTA FORMATIVA – 2022/2023
> FOLHETO OFERTA FORMATIVA – 2023/2024
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> PERCUROS EMPREENDEDORES COM FUTURO
Curso Profissional Técnico/a de Ação Educativa (2023 / 2026)
Cuidar de crianças com idade até aos 6 anos, incluindo crianças com necessidades específicas de educação, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.
A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere a emissão de um diploma de ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do QNQ.
Curso Profissional de Técnico/a de Informática – Sistemas (2023 / 2026)
Efetuar a instalação, a configuração e a manutenção de ferramentas, equipamentos e sistemas informáticos, suportados em diferentes plataformas e sistemas operativos, e proceder à gestão e administração de base de dados e ao desenvolvimento de software, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere a emissão de um diploma de ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do QNQ.
Curso Profissional de Técnico/a de Informática – Instalação e Gestão de Redes (2023 / 2026)
Efetuar a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere a emissão de um diploma de ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do QNQ.
Curso Profissional de Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos (2022 / 2025)
Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos
Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos
A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere a emissão de um diploma de ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do QNQ..
Curso Profissional de Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (2022 / 2025)
Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere a emissão de um diploma de ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do QNQ.
Curso Profissional de Técnico/a de Animação Sociocultural (2022 / 2025)
Qualificação
Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).
URL
A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere a emissão de um diploma de ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do QNQ.Animação
Curso Profissional de Técnico/a de Informação e Animação Turística (2021 / 2024)
https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7338
DESCRIÇÃO
Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, assim como, efetuar o atendimento e a receção de clientes, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação destes.
A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere a emissão de um diploma de ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do QNQ.
Curso Profissional de Técnico/a de Desenho Digital 3D (2021 / 2024)
QUALIFICAÇÃO
Técnico/a de Desenho Digital 3D
Técnico/a de Desenho Digital 3D
A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere a emissão de um diploma de ensino secundário e uma certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do QNQ.
A abordagem ao sistema de qualidade EQAVET, com o objetivo de proceder a uma gestão da qualidade, assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa, permite-nos analisar a ação, aferir impactos, potencialidades e aspetos a melhorar. Identificar claramente o ciclo de qualidade (Planeamento, Implementação, Avaliação e Revisão – PIAR), subjacente ao EQAVET.
Todo o processo de implementação possibilitou a criação de equipas permanentes de planeamento, coordenação e suporte às ações, ferramentas e processos digitais facilitadoras de processos interoperativos de monitorização.
Indicadores de qualidade contratualizados:
1 – Taxa de Conclusão dos cursos (4a)
2 – Taxa de colocação no mercado de trabalho e prosseguimento de estudos (5a)
3 – Taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores (6a)
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Critério de Qualidade
O planeamento reflete uma visão estratégica partilhada pelos stakeholders e inclui as metas/objetivos, as ações a desenvolver e os indicadores adequados.
Descritores Indicativos
– As metas/objetivos políticos europeus, nacionais e regionais são refletidos nos objetivos locais fixados pelos prestadores de EFP
– São fixados e supervisionados metas/objetivos explícitos
– É organizada uma consulta permanente com as partes interessadas a fim de identificar necessidades locais/individuais específicas
– As responsabilidades em matéria de gestão e desenvolvimento da qualidade foram explicitamente atribuídas
– O pessoal participa desde o início do processo no planeamento, nomeadamente no que se refere a desenvolvimento da qualidade
– Os prestadores planeiam iniciativas de cooperação com outros prestadores de EFP
– As partes interessadas participam no processo de análise das necessidades locais
– Os prestadores de EFP dispõem de um sistema de garantia da qualidade explícito e transparente
Critério de Qualidade
Os planos de ação, concebidos em consulta com os stakeholders, decorrem das metas/objetivos visados e são apoiados por parcerias diversas.
Descritores Indicativos
– Os recursos são adequadamente calculados/atribuídos a nível interno tendo em vista alcançar os objetivos traçados nos planos de aplicação
– São apoiadas de modo explícito parcerias pertinentes e abrangentes para levar a cabo as ações previstas
– O plano estratégico para desenvolvimento das competências do pessoal indica a necessidade de formação para professores e formadores
– O pessoal frequenta regularmente formação e desenvolve cooperação com as partes interessadas externas com vista a apoiar o desenvolvimento de capacidades e a melhoria da qualidade e a reforçar o desempenho
Coordenação dos Cursos Profissionais Cláudia Chorinca (claudiachorinca@aeb.pt)
Coordenadores de curso
Ação Educativa Cidália Cordeiro (ccordeiro@aeb.pt)
Técnico de Informática -Sistemas Carla Bonacho (cbonacho@aeb.pt)
Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes Carla Bonacho (cbonacho@aeb.pt)
Gestão de Equipamentos Informáticos Carla Bonacho (paulopascoa@aeb.pt)
Gestão e Programação S. Informáticos Paulo Páscoa (paulopascoa@aeb.pt)
Animação Sociocultural Maria José VIlares (mjosevilares@aeb.pt)
Informação e Animação Turística Ana Pinheiro (anadiaspinheiro@aeb.pt)
Desenho Digital 3D Cláudia Chorinca (claudiachorinca@aeb.pt)
Suporte
Equipa EQAVET Conceição Esteves (cesteves@aeb.pt)
Gabinete de Empreendedorismo do Bonfim Ext. 106 (geb@aeb.pt)
Critério de Qualidade
As avaliações de resultados e processos regularmente efetuadas permitem identificar as melhorias necessárias.
Descritores Indicativos
– A autoavaliação é efetuada periodicamente de acordo com os quadros regulamentares regionais ou nacionais, ou por iniciativa dos prestadores de EFP
– A avaliação e a revisão abrangem os processos e os resultados do ensino, incluindo a avaliação da satisfação do formando, assim como o desempenho e satisfação do pessoal
– A avaliação e a revisão incluem mecanismos adequados e eficazes para envolver as partes interessadas a nível interno e externo
– São implementados sistemas de alerta rápido
> AVALIAÇÃO FORMADOR (2019_2020)
> RELATÓRIO SATISFAÇÃO (2019_2020)
> RELATÓRIO DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS (2020/2023)
> RELATÓRIO SATISFAÇÃO PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (2022_2023)
> RELATÓRIO DE SATISFAÇÃO DO PESSOAL NÃO DOCENTE (2022/2023)
Critério de Qualidade
Os resultados da avaliação são utilizados para se elaborarem planos de ação adequados à revisão das práticas existentes.
Descritores Indicativos
– São recolhidas impressões dos formandos sobre as suas experiências individuais de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem e ensino. São utilizadas conjuntamente com as impressões dos professores, para inspirar novas ações
– É dado amplo conhecimento público da informação sobre os resultados da revisão
– Os procedimentos de recolha de feedback e de revisão fazem parte de um processo estratégico de aprendizagem da organização
– Os resultados do processo de avaliação são discutidos com as partes interessadas, sendo elaborados planos de ação adequados
Projeto NJOY que recebeu o 3º lugar na 15º Edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”.