O serviço de psicologia e orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo, com autonomia técnica e dever de confidencialidade, integrada na rede escolar, que atua de forma articulada com outros serviços de apoio à escola e comunidade.

O Serviço de Psicologia e Orientação em articulação com as restantes estruturas de orientação educativa visa promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, contribuindo para um adequado desenvolvimento da sua personalidade.

No contexto das atribuições definidas pelo Decreto-Lei nº190/91 de 17 de maio o Serviço de Psicologia e Orientação do agrupamento desenvolve a sua atuação a três níveis:

1- Apoio psicológico e psicopedagógico/Avaliação especializada

O SPO procura promover o sucesso escolar identificando dificuldades e necessidades que estão na base de problemas de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de um método de estudo e da motivação para a escola.

Intervém também junto de alunos com dificuldades de relacionamento interpessoal/emocional e problemas de comportamento.

Neste sentido a psicóloga pode acompanhar alunos que apresentem, as seguintes problemáticas:

  Dificuldades escolares (dificuldades de aprendizagem específicas da leitura e escrita – dislexia, disortografia; na matemática- discalculia; falta de motivação; insucesso escolar; falta de um método de estudo, entre outros).

•  Problemas de comportamento (tais como hiperatividade, défice de atenção, comportamentos disruptivos, de oposição e de desafio perante a autoridade; agressividade e indisciplina na sala de aula);

 Problemas emocionais (ansiedade, nervosismo, preocupação, medos, baixa autoestima, baixa autoconfiança; sintomatologia depressiva, luto, famílias disfuncionais, bullying, entre outros)

Como é desencadeado o pedido de apoio psicológico individualizado?

O pedido de Acompanhamento Psicológico Individual pode ser feito pelo aluno, mediante contacto direto com a psicóloga, pelo Conselho de Turma, através do Diretor de Turma/Professor Titular de Turma. Poderá igualmente ser formulado pelos Pais/Encarregado de Educação.

Para tal deve ser preenchido o formulário próprio e, depois de assinado pelo Encarregado de Educação deve ser feito chegar pessoalmente à psicóloga, entregue na gaveta “psicólogo”, ou em suporte digital para o endereço psi@aeb.pt.

O SPO também tem a seu cargo a avaliação especializada de alunos referenciados, ao abrigo do Decreto-Lei nº3/2008 de 7 de Janeiro, que em articulação com a equipa de educação especial, participa no processo de tomada de decisão e define estratégias educativas e apoios especializados adequados a estes alunos.

2- Orientação Escolar e Profissional

As ações desenvolvidas pelo SPO no âmbito da Orientação Escolar e Profissional têm como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto vocacional e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, interesses e aptidões e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como acompanhar o processo de tomada de decisão do aluno.

As atividades desenvolvidas destinam-se essencialmente aos alunos de 9º e 12º ano, no entanto, são também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais.

Existe no agrupamento uma equipa de Orientação Vocacional, constituída pela psicóloga e por duas docentes que podem esclarecer todas as dúvidas referentes ao processo de orientação vocacional dos alunos.

3- Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

A intervenção do psicólogo em contexto escolar implica necessariamente um trabalho em equipa, através de estratégias articuladas com os vários intervenientes da Comunidade Educativa, nomeadamente, Direção, com os Diretores de turma e com os demais profissionais de educação da escola, bem como outras entidades e serviços da comunidade envolvente, nomeadamente o GAAF, o CEFOPNA,  a CPCJ, a Segurança Social, a Unidade de Saúde Infanto-Juvenil, entre outros.

O agrupamento de escolas do Bonfim dispõe de uma Psicóloga Educacional, que presta apoio a todas as escolas que constituem o agrupamento. Está sediada na escola secundária Mouzinho da Silveira, mas desloca-se às restantes escolas sempre que há essa necessidade. A sede do SPO é no bloco F, 1º andar.

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do AEB

 Resumo das Atividades desenvolvidas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do AEB

Selo Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão 2022-2024 ao AEB

O Agrupamento de Escolas do Bonfim foi novamente distinguido com o Selo Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão 2022-2024, promovido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Esta distinção  pretende reconhecer e distinguir os contextos educativos, cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa. A entrega dos selos decorreu no dia 27 de julho em Lisboa.
 

Contactos

email: psi@aeb.pt

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