CRTIC

O que é?

O CRTICEE de Portalegre é um espaço que pretende dinamizar as TICEE junto dos alunos com deficiência, das escolas, instituições, famílias e serviços.

alvo de intervenção do CRTICEE de Portalegre são os alunos que frequentam as escolas regulares do pré - escolar ao ensino secundário ou instituições de ensino especial, da área de abrangência do Centro de Recursos, que tenham problemas graves nos domínios neuromotores, sensoriais, cognitivos e/ou de comunicação e que necessitem de tecnologias de informação e comunicação para melhorarem o seu desempenho sócio - educativo.

Os pais ou encarregados de educação, técnicos e docentes que desenvolvem actividades com os alunos utilizadores de tecnologias de informação e comunicação ou que venham a ser potenciais utilizadores destas tecnologias, podem e devem ser utilizadores do Centro para o desenvolvimento de actividades com os alunos ou aquisição de competências para o efeito.

Finalidades

As finalidades do CRTICEE de Portalegre têm por base as Normas Orientadoras estabelecidas pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

- Apoiar alunos com problemáticas muito graves e que necessitem das TICEE, para a sua inclusão sócio educativa;

- Permitir a aquisição de competências nas TICEE para alunos com NEE;

- Conceber materiais pedagógicos com recurso às TICEE;

- Divulgar as TICEE junto da comunidade educativa da área de abrangência do Centro, para a inclusão sócio educativa dos alunos

- Criar dinâmicas de formação dirigidas a docentes, técnicos, pais/encarregados de educação e auxiliares de educação no domínio das TICEE.

- Avaliar alunos e dar sugestões no domínio da utilização das TIC

- Criar dinâmicas interactivas, através da página WEB do CRTICEE de Portalegre

- Estabelecer parcerias ou protocolos com serviços ou instituições, a fim de rentabilizar recursos e permitir o acesso o mais alargado possível das tecnologias de informação às pessoas com deficiência

Abrangência

O âmbito geográfico de intervenção do CRTICEE de Portalegre é multi-concelhio, sendo no nosso caso praticamente todos os concelhos do distrito de Portalegre, com excepção dos concelhos de Sousel e Avis.

 

© 2017 Agrupamento de Escolas do Bonfim. Todos os direitos reservados.