O Programa SER+PRO, surge no âmbito de uma atividade do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) do Agrupamento de Escolas do Bonfim (AEB), cuja finalidade consiste em implementar e dinamizar um programa de transição para a vida ativa dirigida a alunos do ensino secundário profissional, abrangendo os 3 anos do ensino secundário, no sentido de promover percursos sociais e profissionais de sucesso ao estimular competências, experiências e mecanismos de preparação e de vivência em autonomia de vida.

População-alvo: Turmas dos cursos profissionais.

        Esta atividade tem por base o Programa “Olhares: um programa de desenvolvimento pessoal e social”, elaborado por técnicos do Programa Escolhas e pela Equipa de Almada do Instituto de Reinserção Social, bem como o “Manual de gestão de vida e carreira” do Projeto Work In Progress, do Gabinete de Intervenção em Saúde (GIS) da Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES).

Potenciar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes que conduzam a desempenhos profissionais, de forma a:

  • Orientar os jovens na definição do seu projeto profissional e de vida individual;
  • Auxiliar os jovens a transmitir as suas qualificações e competências de forma eficaz;
  • Aumentar o conhecimento dos jovens sobre os mecanismos/ferramentas a utilizar na procura de emprego e/ou formação;
  • Facilitar a ligação ao mercado de trabalho no processo estandardizado de candidaturas a emprego;
  • Promover a aquisição de competências pessoais, sociais e laborais nos jovens;
  • Promover o conhecimento real do mundo laboral (Entrevistas/testemunhos a profissionais das diferentes áreas, e/ou visita a empresas do território de influência AEB).

Áreas a trabalhar:

  • Competências de comunicação;
  • Autocontrolo e resolução de problemas;
  • Projeto vocacional/valores e interesses pessoais;
  • Sistema educativo e tomada de decisão;
  • As profissões;
  • Recursos para a empregabilidade;
  • Procura de emprego e/ou formação e documentos de suporte;
  • Recursos e estratégias para a procura de emprego e procedimentos de pesquisa;
  • Comunicação e entrevista de emprego.

 

        O presente programa de competências, o qual se designou SER+PRO, pretende dar resposta às necessidades sentidas pelos alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas do Bonfim,  trabalhando as  suas capacidades de autoconhecimento, numa perspetiva de identificação,  da identidade pessoal  e de  soft skills, proporcionando ao aluno organizar e conduzir as suas ações, a sua vida, e as suas  tomadas de decisão, quer no campo da empregabilidade quer no do prosseguimento de estudos. 

         Assim, a partir dos programas já referidos anteriormente, criou-se o Programa de Desenvolvimento de Competências SER+PRO, que consiste em sessões estruturadas, com temas centrais a desenvolver junto destes alunos.

         O SER+PRO encontra-se dividido em 3 grandes áreas, que correspondem aos 3 anos do ensino profissional, 10º, 11º e 12º ano.

         Para cada um dos anos de ensino, foram elencadas áreas de desenvolvimento de competências estratégicas a trabalhar no ensino profissional, tentando assim criar um equilíbrio entre a duração do programa e a intervenção mínima necessária para a produção de mudança ao nível pessoal, social e profissional destes alunos.

         Assim, pretende-se no 10º ano desenvolver competências do foro pessoal e social, através de um conjunto de 12 sessões, cuja designisição é “Desenvolver competências pessoais e sociais”, abordando áreas de intervenção como a comunicação, auto-controlo e resolução de problemas.

         No 11º ano, começa-se a promover também o auto-conhecimento dos alunos, relativamente aos seus interesses pessoais e vocacionais, explorando os valores pessoais do jovem, através de um modelo de intervenção para a construção de projetos de vida. “Conhecer-me a mim e às minhas escolhas”, envolve 12 sessões deste programa, onde se trata a exploração do projecto vocacional, valores e interesses pessoais dos jovens, bem como a compreensão do sistema educativo português e a tomada de decisões.

         Por fim, “Rumar ao futuro” é conjunto de 13 sessões a dinamizar no 12º ano, cujo objectivo se prende com a promoção do conhecimento do mundo laboral, através de temáticas tais como exploração de recursos para a empregabilidade, estratégias para a procura de emprego, comunicação e entrevistas de emprego, e também apoiar no esclarecimento dos alunos que queiram prosseguir estudos.

         Pretende-se assim que este programa seja, de um modo geral, um meio que visa promover não só a aquisição de recursos para uma maior autonomia, mas também promover o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e de percursos sociais e profissionais dos alunos do ensino profissional do AEB, dando-lhes ferramentas e competências para que se envolvam mais ativamente na sociedade civil e na definição dos seus projetos de vida, que se esperam ser mais ajustados e plausíveis.

 

Momentos

© 2017 Agrupamento de Escolas do Bonfim. Todos os direitos reservados.