GABINETE DE EMPREENDEDORISMO DO BONFIM

Ideias com valor

Sobre

Quais os objetivos e que serviços prestamos

projetos

Ideias com futuro

contactos

Fale connosco.

O Gabinete de Empreendedorismo do Bonfim visa o desenvolvimento de competências, atitudes e valores, que promovam e incrementem a iniciativa, a responsabilidade e o espírito empreendedor, enquanto estratégia de educação para a cidadania e preparação da  transição para o prosseguimento de estudos ou para o mercado de trabalho.

EVENTOS

CONTEÚDOS INSPIRADORES

Empreendedores e investidores descobriram Portugal como um espaço interessante para testar e lançar novas ideias.

https://thenextbigidea.pt/ideas

DESCRIÇÃO

O programa Empreende Já — Rede de Perceção e Gestão de Negócios (EJÁ) foi criado e regulamentado ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro que aprovou o Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia para a Juventude (PNI -GJ), da Portaria n.º 308/2015, de 25 de setembro e do Regulamento n.º 467-A/2017 de 25 de agosto

OBJETIVOS

  •  Promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação através do apoio ao desenvolvimento de projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social;
  •  Apoiar a capacitação de jovens NEET através de formação, aumentando os seus níveis de empregabilidade;
  •  Apoiar a constituição de empresas ou de entidades de economia social;
  •  Apoiar a criação de postos de trabalho por e para jovens NEET.

AÇÕES

AÇÃO 1

Apoio ao desenvolvimento de projetos com vista à criação de empresas e de entidades de economia social (com base em ideias próprias ou através de ideias disponibilizadas na Rede de Fomento de Negócios).

AÇÃO 2

Apoio à sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho (criados ao abrigo do EJÁ, resultantes dos projetos desenvolvidos na ação 1 do programa).

https://eja.juventude.gov.pt/

 

 

 

Casos de empreendedores, empresas e negócios que estão a conseguir enfrentar a crise.

https://sicnoticias.sapo.pt/programas/sucessopt​

Com base na cultura contemporânea, um maker é alguém cuja premissa de trabalho incide na construção, conceção ou recriação de algo. É, fundamentalmente, uma pessoa que pode definir-se como criadora, inovadora e determinada. Dentro do empreendedorismo, a filosofia maker é ainda mais popular. Em Portugal, tem estimulado múltiplos setores, mas é no da economia criativa, como a arte, o design, a cozinha, a ilustração, e a música, onde reconhecemos o maior boom de projetos. A ideia de produzir as próprias peças, projetos e ideias aproveitando os recursos atuais, e muitas vezes acessíveis a todos, é o principal alicerce do projeto Makers. 

https://www.rtp.pt/play/p2258/makershttps://www.rtp.pt/play/p2358/mais-emprego

Um programa conduzido por Marta Leite de Castro, com conversas em estúdio e reportagens nas empresas, em que apresentamos exemplos de portugueses que se destacam internacionalmente nas mais diversas áreas, em busca dos segredos por detrás do sucesso. As diferentes formas de ser empreendedor e de internacionalizar Portugal. Da tradição à inovação, o retrato de um Portugal de excelência.

https://www.rtp.pt/play/p4244/network-negocios

Co-produção entre a RTP e o IEFP com vista à difusão de conteúdos virados para uma ótica de qualificação e reconversão profissional, de capacidade de iniciativa e de empreendedorismo, destinados a jovens adultos.

https://www.rtp.pt/play/p2358/mais-emprego

Um magazine semanal, com a duração de 30 minutos, que conta com Raquel Santos no papel de anfitriã. Porque encontramos Eco em economia social e em economia solidária, vamos querer que os bons exemplos se repitam. Solidariedade, emprego, empreendedorismo, responsabilidade social e sustentabilidade serão temas que vão fazer eco neste magazine, em diferentes reportagens.

https://www.rtp.pt/play/p688/eco-social

Semanalmente, os projetos inovadores, estudos, descobertas, invenções, negócios de investigadores que se renderam ao empreendedorismo. A ciência, inovação e tecnologia, em discurso direto. Parceria Antena 1 e Universidade de Aveiro.

https://www.rtp.pt/play/p384/click

Fernando Ilharco aborda a positividade e o sucesso, a determinação e os desempenhos excepcionais, a liderança e a mudança, a influência profissional e social, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Disponível em podcast. No ar na Renascença, de 2ª a 6ª às 15h.

https://rr.sapo.pt/area/253/o_novo_normal

Em parceria com a Quercus o Minuto Verde é uma rubrica do Bom Dia Portugal, com duração de 1 minuto e cujo objectivo é aconselhar o cidadão a melhorar o meio ambiente! 

Minuto Verde – RTP

CONTACTOS

GABINETE DE EMPREENDEDORISMO DO BONFIM
Escola Secundária Mouzinho da Silveira
Av. do Bonfim, 7300-067, Portalegre
Telef. 245302370
Email: geb@aeb.pt

Could create table version :No database selected