Parlamento dos Jovens

Sessão Distrital – Círculo Portalegre

Uma dupla Vitória para o Agrupamento de Escolas do Bonfim

À semelhança dos anos anteriores, decorreu no dia dezanove de fevereiro, no auditório do IPDJ, em Portalegre, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Básico 2017/2018 do Círculo de Portalegre e a Sessão do Ensino Secundário realizou-se no dia seguinte, vinte de fevereiro.

Os nossos alunos deputados do ensino básico, Beatriz Laranjo, Constança Caetano, João Diogo Caldeira, do 9.º A e Beatriz Poças, do 9.º B e do ensino secundário, João Pedro Luís, João Pereira, do 10ºD, Maria Poças, do 10ºE, Laura Portilheiro, do 11ºD, Mafalda Valhelhas e Mário Conceição do 11ºB eleitos na Sessão Escolar, tiveram a possibilidade de participar em mais uma edição deste projeto institucional da Assembleia da República organizado em colaboração com o Ministério da Educação, o IPDJ e outras entidades.

A Sessão Distrital do Círculo de Portalegre contou com a participação de alunos (deputados) representando catorze escolas do ensino básico e sete escolas do ensino secundário do distrito, numa sessão parlamentar com uma metodologia de debate semelhante à da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. A sessão de abertura contou com a presença da Senhora Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Dra. Adelaide Teixeira e do deputado da Assembleia da República Luís Moreira Testa. Estiveram também presentes, a Dra. Maria Mário Murteira representante da DGEstE e representantes da Assembleia da República. No segundo dia, na sessão do ensino secundário, além de um deputado da Assembleia da República esteve também presente o sr. Vereador da Câmara Municipal de Portalegre, Luís Pargana e o sr. Miguel Rasquinho, representante do IPDJ da Delegação de Portalegre.

As medidas e os dois Projetos de Recomendação da nossa Escola sobre o tema em debate nesta edição do Parlamento dos Jovens Básico e Secundário «Igualdade de género um debate para tod@s», foram apresentados de forma brilhante pelo deputado João Diogo Caldeira, nas sessão do ensino básico e pelo deputado do ensino secundário, João Pedro Luís.

Os deputados da Escola Secundária Mouzinho da Silveira revelaram uma vez mais, ao longo das várias etapas desta sessão, uma excelente preparação e conhecimento das regras do debate, participando ativa e empenhadamente nos trabalhos, argumentando, justificando e esclarecendo as suas propostas, com grande eloquência e tenacidade. Do empenho colocado na defesa das suas propostas e medidas sobre o tema em debate, resultou a merecida vitória da nossa escola pelo terceiro ano consecutivo no ensino básico, sendo eleita pelas 14 escolas e no ensino secundário pelas 7 escolas participantes para representar o Círculo Eleitoral de Portalegre na Assembleia da República nos dias dezasseis e dezassete de abril (ensino básico) e catorze e quinze de maio (ensino secundário), onde será apresentado e debatido o Projeto aprovado.

Em resultado do debate e votação na especialidade, as medidas propostas pelos nossos deputados do ensino básico serviram de base a duas medidas de aditamento que passaram a constar da redação final do Projeto de Recomendação do nosso Círculo Eleitoral. Já no ensino secundário foram aprovadas todas as medidas propostas pelos nossos deputados

Após apresentação de candidatura, foi ainda eleito entre os seus pares, como porta-voz do Círculo, o aluno João Caldeira (ensino básico) e João Pedro Luís (ensino secundário), em virtude do excelente desempenho e das capacidades demonstradas ao longo dos trabalhos da sessão, cabendo-lhes, por tal, coordenar a atuação do Grupo Parlamentar do nosso Círculo na Sessão Nacional (ensino básico e secundário) e preparar, em articulação com os colegas, uma pergunta a propor para o Plenário da Sessão Nacional.

Participaram também, nesta sessão, na qualidade de jornalistas, a aluna Renata Silva, do 9º A e o aluno João Cortes, do 10ºD.

Destacamos, igualmente, o desempenho da aluna Maria Pombo, do 9º B e do aluno Francisco Cardoso, do 10ºD que em sessão prévia foram eleitos Presidente da Mesa e Secretário, respetivamente, pelo sentido de responsabilidade, capacidade de liderança e conhecimento das regras regimentais, demonstrados na direção dos trabalhos da Sessão Distrital, assegurando a ordem dos debates de forma exemplar.

Queremos, vivamente, felicitar e agradecer aos nossos alunos, o terem uma vez mais de forma empenhada, responsável e digna, tão bem representado o nosso Agrupamento.

E desejamos a todos o maior sucesso e uma inesquecível vivência de mais uma Sessão Nacional.

Comentários fechados.

© 2017 Agrupamento de Escolas do Bonfim. Todos os direitos reservados.