O Gabinete de Empreendedorismo do Bonfim visa o desenvolvimento de competências, atitudes e valores, que promovam e incrementem a iniciativa, a responsabilidade e o espírito empreendedor, enquanto estratégia de educação para a cidadania e preparação da transição para o prosseguimento de estudos ou para o mercado de trabalho.
ÂMBITO: Competências socioemocionais e Educação para o empreendedorismo |
ASSUNTO: “Ter ideias para mudar o mundo”, enquadra-se numa cidadania ativa, através da educação para o empreendedorismo dos 3 aos 12 anos. Procura-se capacitar crianças e jovens com ferramentas adequadas para alcançar o sucesso próprio e o das comunidades em que vivem. Partindo de uma conceção ampla de empreendedorismo, pretende transformar ideias em ações, desafiando as perceções de confiança na capacidade pessoal, de cada uma das crianças. Falamos de ambientes de aprendizagem estruturados, com tarefas com um nível de dificuldade associado a experiências informais, permitindo à criança lidar com o erro, mas em simultâneo usar a informação, a partilha, colaboração e cooperação na melhoria da sua realização. |
META: 1 – Criar um tempo curricular transdisciplinar, chamado de projeto, garantido a sustentabilidade do desenvolvimento de competências socio emocionais através do modelo pedagógico “TIPMM”; 2 – Proporcionar aos alunos aprendizagens ativas e significativas através do modelo pedagógico “TIPMM”; 3- Desenvolver nos alunos a capacidade de mediação entre a aquisição de saberes e o empreender; 4- Incentivar, de forma sustentada, ao desenvolvimento do espírito empreendedor desde a infância; 5 – Capacitar a comunidade educativa através de workshops e seminários para o uso de metodologias de aprendizagens ativas que promovam o desenvolvimento de competências socioemocionais. 6 – Implementar um modelo de monitorização e avaliação dos impactos no desenvolvimento e competências socio emocionais. 7 – Envolver a comunidade educativa e local em mostras anuais de projetos empreendedores. 8- Promover a criação de um ecossistema formativo local em rede que permita potenciar o modelo pedagógico “TIPMM”. |
CICLOS: Pré escolar, 1.º e 2.º ciclo |
ALUNOS: 350 alunos / ano |
DOCENTES: 20 /ano |
EQUIPA: GEB, Fátima Conchinha, Berta Viegas e Ondina Duarte |
ORÇAMENTO: 29 998,38 € |
MAIS: https://www.academia-aeb-terideiasparamudaromundo.pt/ https://gulbenkian.pt/academias/projects/agrupamento-de-escolas-do-bonfim-de-portalegre/ |
ÂMBITO: Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional (EQAVET) |
ASSUNTO: A abordagem ao sistema de qualidade EQAVET, com o objetivo de proceder a uma gestão da qualidade, assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa, permite-nos analisar a ação, aferir impactos, potencialidades e aspetos a melhorar. Identificar claramente o ciclo de qualidade (Planeamento, Implementação, Avaliação e Revisão – PIAR), subjacente ao EQAVET. Todo o processo de implementação possibilitou a criação de equipas permanentes de planeamento, coordenação e suporte às ações, ferramentas e processos digitais facilitadoras de processos interoperativos de monitorização. |
META: Indicadores de qualidade contratualizados: 1 – Melhorar a taxa de Conclusão dos cursos (4a) 2 – Melhorar a taxa de colocação no mercado de trabalho e prosseguimento de estudos (5a) 3 – Melhorar a taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores (6a) |
CICLOS: Secundário (formação e educação profissional) |
ALUNOS: todos os alunos que frequentam os cursos profissionais |
DOCENTES: Os que lecionam os cursos profissionais |
EQUIPA: GEB, Coordenadores dos Cursos Profissionais |
ORÇAMENTO: |
ÂMBITO: Projetos‐piloto de inovação no ensino e projetos científicos nas escolas |
ASSUNTO: AEBest!SummerCamp Conjunto de oficinas de caráter eminentemente prático, privilegiando a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, intercaladas por atividades de cariz mais lúdico. Optou-se por ser abrangente nas áreas temáticas, procurando ir de encontro aos interesses dos alunos, assegurando que estas tenham alguma relação com as aprendizagens formais. |
META: – Enfoque nas competências previstas no Perfil do Aluno (sucesso escolar) – Conciliação entre vida familiar, pessoal e profissional – Talentos e ideias das crianças e jovens – Inclusão e promover a equidade e coesão social – Combatendo o sedentarismo e promovendo uma vida longa e de qualidade – Comunidades locais, as culturas com educação formal, não formal e informal – Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania |
CICLOS: 2.º ciclo |
ALUNOS: 30 alunos/ano |
DOCENTES: 20 docentes |
EQUIPA: GEB |
ORÇAMENTO: 75000€ |
ESTADO: Em funcionamento |
ÂMBITO: Competências empreendedoras para a empregabilidade |
ASSUNTO: A disciplina de projeto assume-se assim como um espaço transdisciplinar, interdisciplinar onde as realizações, as aptidões e atitudes estão ao serviço da promoção de competências essenciais para o mercado de trabalho e para uma cidadania ativa. Com a duração de 100 horas, desdobra-se nos dois últimos anos do curso (11.º e 12.ºanos), permitindo fazer uma preparação gradual na aquisição de competências essenciais no desenvolvimento de um projeto colaborativo e com intervenção na comunidade, simulando o desafio do saber a adquirir a partir de problemas concretos. Num segundo ano, onde o essencial é demonstrar essas competências no desenvolvimento do projeto individual, a iniciativa e criatividade, suportadas pela autonomia, permitirão ao aluno construir a sua prova de aptidão profissional (PAP). |
META: Criação e consolidação de uma disciplina de oferta de escola denominada de projeto com a duração de 100 horas. |
CICLOS: Educação e Formação Profissional |
ALUNOS: Todos os alunos dos cursos profissionais |
DOCENTES: Docentes do grupo 550 |
EQUIPA: GEB / grupo disciplinar 550 |
ORÇAMENTO: — € |
MAIS: Disciplina projeto_ proposta curricular |
ÂMBITO: Plano de Desenvolvimento Pessoal e Social |
ASSUNTO: SER+PRO. Programa de transição para a vida ativa, no sentido de promover percursos sociais e profissionais de sucesso ao estimular competências e experiências e mecanismos de preparação e de vivência em autonomia de vida. |
META: Desenvolvimento dos programas: – “Competências pessoais e Sociais” – 10.ºano; – “Conhecer-me a mim e às minhas escolhas” – 11.º ano; – “Rumar ao Futuro” – 12.º ano |
CICLOS: Ensino Secundário |
ALUNOS: Todos os alunos a frequentar os cursos profissionais. |
DOCENTES: Coordenadores de curso, Diretores de Turma e Psicóloga |
EQUIPA: SPO / Coordenação dos Cursos Profissionais / GEB |
ORÇAMENTO: — € |
MAIS: Este programa enquadra-se no processo EQAVET (Qualidade dos cursos profissionais). |
LINK: https://aeb.ptser-pro/ |
ÂMBITO: Orçamento Participativo das Escolas |
ASSUNTO: Programa do Ministério de Educação dirigido aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que, através de um processo democrático vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! |
META: Envolver pelo menos duas equipas por ciclo. |
CICLOS: 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
ALUNOS: 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário |
DOCENTES: Preferencialmente os docentes que dinamizam Cidadania e Desenvolvimento |
EQUIPA: GEB por delegação do Diretor |
ORÇAMENTO: 1€ /por aluno |
MAIS: |
ÂMBITO: Educação para o Empreendedorismo |
ASSUNTO: Os Alunos estão no centro da tomada de decisão e da aprendizagem. Aprendem, fazendo. Cometem erros, no ambiente protegido que é a escola, com o apoio de voluntários do mundo do trabalho e do professor. Desenvolvem competências de trabalho: liderança, tomada de decisão, resistência ao fracasso, trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação oral. São mais empreendedores, mais dinâmicos. São donos do seu futuro. |
META: Envolver pelo menos uma turma por ciclo de ensino |
CICLOS: Todos os ciclos |
ALUNOS: — |
DOCENTES: 1 por turma |
EQUIPA: GEB / Estratégia Cidadania |
ORÇAMENTO: — € |
ÂMBITO: Educação para o Empreendedorismo / Literacia Financeira |
ASSUNTO: O programa Mentes Empreendedoras é dirigido aos jovens do ensino secundário que, através de um modelo de formação experiencial, desenvolve nos alunos competências de Liderança, Autonomia e Talento, ativando o seu potencial para gerar impacto na comunidade onde vivem, na sociedade e a sua capacidade de se transformarem e superarem a si mesmos. |
META: CRIAR UMA GERAÇÃO DE CIDADÃOS DE IMPACTO! |
CICLOS: Ensino Secundário |
ALUNOS: — |
DOCENTES: Preferencialmente docentes responsáveis pela área de Cidadania e Desenvolvimento |
EQUIPA: GEB / Estratégia Cidadania |
ORÇAMENTO: –€ |
ÂMBITO: Voz dos Alunos no desenho de opções curriculares e ou extracurriculares |
ASSUNTO: No âmbito do Decreto Lei n.º 55/2018 que prevê, o envolvimento dos alunos na definição de prioridades e opções curriculares estruturantes, ao nível da escola, promove-se a iniciativa “ALTAVOZ” que através de um conjunto de workshops e recorrendo ao estímulo de competências como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a comunicação se procura soluções para a criação de cenários de aprendizagem para o século XXI, sobretudo dirigidas ao ensino secundário. |
META: Produção do relatório (55.19.06) que integrará todas as dinâmicas desenvolvidas e um conjunto de recomendações para implantação |
CICLOS: Secundário |
ALUNOS: — |
DOCENTES: Preferencialmente Diretores de Turma e responsáveis pela Cidadania e Desenvolvimento |
EQUIPA: GEB |
ORÇAMENTO: –€ |
MAIS: Possibilidade de articulação com o projeto Orçamento Participativo de Escola | LINK: https://aeb.ptalta-voz/ |
ÂMBITO: Promoção das áreas (STEAM) nas escolas. |
ASSUNTO: Criação do Clube Ciência Viva “ECO3D” como espaço aberto de contacto com a ciência, arte e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das áreas STEAM. Através de uma sólida rede de parcerias como Instituto Politécnicos, Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomenta a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade. |
META: Consolidar práticas experimentais STEAM incrementadas pela implementação dos clubes de Ciência Viva. Aferir o grau de implementação estratégica STEAM aplicado critérios de qualidade “STEAM SCHOOL LABEL” |
CICLOS: Todos os Ciclos |
ALUNOS: 300 |
DOCENTES: Docentes dinamizadores dos CLubes de Ciência Viva / Todos os docentes que dinamizam aprendizagens STEAM |
EQUIPA: GEB /CCV ECO3D e Bonfim |
ORÇAMENTO: 10 000€ |
MAIS: Aprovado |
Conceição Esteves (coordenação)
Adelaide Teixeira
Nelson Castro
Cláudia Chorinca
Escola Secundária Mouzinho da Silveira
Av. do Bonfim, 7300-067, Portalegre
Telef. 245302370
Email: geb@aeb.pt