Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são particularmente ingratos para os passeriformes que se alimentam de frutos e insetos pela sua escassez na natureza devido às condições inerentes ao clima desta estação do ano. Numa atitude de preservação da biodiversidade, é aconselhável providenciar alimento para essas aves.
Desta forma, no dia 15 de janeiro, na sala de convívio dos monoblocos da Escola Cristóvão Falcão, realizou -se o workshop “Elaboração de alimentadores/comedouros para passarinhos”, tendo – se previamente identificado as espécies existentes no recinto da escola : melro preto, rola comum, pega rabuda, trepadeira comum, pisco de peito ruivo, rabirruivo, toutinegra de cabeça preta, cartaxo, pardal, entre outros.
Os alimentadores depois de construídos, usando materiais reciclados , foram colocados em locais estratégicos da cobertura vegetal da escola.
Esta iniciativa enquadra-se na abordagem da temática “Biodiversidade – preservar e regenerar” e insere-se no âmbito do trabalho colaborativo entre as disciplinas de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e o Projeto Eco – Escolas.
A atividade contou com a participação entusiástica dos alunos de 2º ciclo e com o apoio das docentes Fátima Conchinha, Joaquina Ferreira, Mónica Carvalho e Teresa Matos.