Escola eTwinning

O Agrupamento de Escolas do Bonfim é Escola eTwinning desde 2018 e os nossos professores juntamente com os seus alunos têm vindo a desenvolver projetos eTwinning e parceria com professores de outros países da Europa.

O Agrupamento de Escolas do Bonfim é Escola eTwinning desde 2018 e os nossos professores juntamente com os seus alunos têm vindo a desenvolver projetos eTwinning e parceria com professores de outros países da Europa.
Ao longo destes anos o nosso agrupamento tem vindo a ser galardoado com vários reconhecimentos nacionais e até europeus!
Este ano o nosso agrupamento participou em 2 projetos eTwinning e recebeu 3 selos nacionais de qualidade e 2 selos europeus de qualidade!

Projeto eTwinning “Earth Fever”

Parceiros: Itália, Alemanha.
Turmas envolvidas: 8.ºB, 8ºC (Ano letivo 2023/2024).
Professores e Técnicos do AEB envolvidos: Adelaide Teixeira, Carla Louro e Joaquina Caeiro.

O projeto decorreu ao longo de todo o ano letivo e o tema incidiu sobre as alterações climáticas. Ao longo do projeto foram desenvolvidas várias atividades tais como videoconferências entre professores, planificação conjunta e divisão de tarefas, apresentação de professores e alunos em padlet, criação e seleção do logotipo, apresentações sobre os temas e aulas lecionadas pelos alunos para todo o grupo, cartazes de celebração do Dia da Terra, Identificação de palavras associadas ao tema e consequente nuvem de palavras conjunta.


Todas as atividades desenvolvidas culminaram na elaboração de um ebook como produto final que refletiu o espírito colaborativo desta equipa de professores e alunos.

Projeto eTwinning “Chatear, c’est cool”

Parceiros: Itália, Grécia, Espanha e Roménia
Turmas envolvidas: Clube de Línguas (2°ciclo)
Professora envolvida: Cristina Oliveirinha Pereira


Ao longo do ano letivo, o projeto eTwinning “Chatear c’est cool” envolveu cerca de 100 alunos do ensino básico de cinco países europeus, promovendo o contacto intercultural através da comunicação em francês, inglês e espanhol.


Diversas atividades foram realizadas para fomentar a interação e a aprendizagem. Entre elas destacaram-se as trocas de emails, o envio de postais temáticos (como os de Natal e Páscoa), videoconferências e a partilha de tradições culturais. Estas iniciativas não só reforçaram a prática das línguas estrangeiras, como também incentivaram o trabalho colaborativo e o respeito pela diversidade.


Os alunos participaram ainda na criação de poemas multilíngues sobre a preservação ambiental, na celebração de datas marcantes como o Dia da Europa, e em atividades criativas, como vídeos e apresentações conjuntas. O uso de ferramentas tecnológicas desempenhou um papel fundamental para facilitar a colaboração e dinamizar os trabalhos desenvolvidos.


O projeto culminou na criação de um espaço eTwinning, onde foram expostos os resultados alcançados, como os postais enviados e recebidos, fotografias das atividades e informações sobre as escolas parceiras. Esta experiência contribuiu significativamente para o enriquecimento pessoal e académico dos participantes, fortalecendo laços de amizade e promovendo a valorização de diferentes culturas.

Últimas