EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Cursos em funcionamento (2020/2021)

EQAVET (Sistema de garantia de qualidade nos cursos profissionais)

 

A abordagem ao sistema de qualidade EQAVET, com o objetivo de proceder a uma gestão da qualidade, assente numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa, permite-nos analisar a ação, aferir impactos, potencialidades e aspetos a melhorar. Identificar claramente o ciclo de qualidade (Planeamento, Implementação, Avaliação e Revisão – PIAR), subjacente ao EQAVET.
Todo o processo de implementação possibilitou a criação de equipas permanentes de planeamento, coordenação e suporte às ações, ferramentas e processos digitais facilitadoras de processos interoperativos de monitorização.

Indicadores de qualidade contratualizados:

1 – Taxa de Conclusão dos cursos (4a)

2 – Taxa de colocação no mercado de trabalho e prosseguimento de estudos (5a)

3 – Taxa de diplomados empregados avaliados pelos empregadores (6a)

> INDICADORES – CICLO 14_17

> INDICADORES – CICLO 15_18

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> APRESENTAÇÃO – EQAVET

> QUALIDADE CURSOS PROFISSIONAIS

 Critério de Qualidade

O planeamento reflete uma visão estratégica partilhada pelos stakeholders e inclui as metas/objetivos, as ações a desenvolver e os indicadores adequados.

Descritores Indicativos 

– As metas/objetivos políticos europeus, nacionais e regionais são refletidos nos objetivos locais fixados pelos prestadores de EFP

– São fixados e supervisionados metas/objetivos explícitos

– É organizada uma consulta permanente com as partes interessadas a fim de identificar necessidades locais/individuais específicas

– As responsabilidades em matéria de gestão e desenvolvimento da qualidade foram explicitamente atribuídas

– O pessoal participa desde o início do processo no planeamento, nomeadamente no que se refere a desenvolvimento da qualidade

– Os prestadores planeiam iniciativas de cooperação com outros prestadores de EFP

– As partes interessadas participam no processo de análise das necessidades locais

– Os prestadores de EFP dispõem de um sistema de garantia da qualidade explícito e transparente

DOCUMENTO BASE

DOCUMENTOS ESTRUTURANTES

Critério de Qualidade

Os planos de ação, concebidos em consulta com os stakeholders, decorrem das metas/objetivos visados e são apoiados por parcerias diversas.

Descritores Indicativos 

– Os recursos são adequadamente calculados/atribuídos a nível interno tendo em vista alcançar os objetivos traçados nos planos de aplicação

– São apoiadas de modo explícito parcerias pertinentes e abrangentes para levar a cabo as ações previstas

– O plano estratégico para desenvolvimento das competências do pessoal indica a necessidade de formação para professores e formadores

– O pessoal frequenta regularmente formação e desenvolve cooperação com as partes interessadas externas com vista a apoiar o desenvolvimento de capacidades e a melhoria da qualidade e a reforçar o desempenho

> PLANO DE AÇÃO

> Disciplina projeto_ proposta curricular

Critério de Qualidade

As avaliações de resultados e processos regularmente efetuadas permitem identificar as melhorias necessárias.

Descritores Indicativos 

– A autoavaliação é efetuada periodicamente de acordo com os quadros regulamentares regionais ou nacionais, ou por iniciativa dos prestadores de EFP

– A avaliação e a revisão abrangem os processos e os resultados do ensino, incluindo a avaliação da satisfação do formando, assim como o desempenho e satisfação do pessoal

– A avaliação e a revisão incluem mecanismos adequados e eficazes para envolver as partes interessadas a nível interno e externo

– São implementados sistemas de alerta rápido

RELATÓRIO DO OPERADOR

> AVALIAÇÃO FORMADOR (2019_2020)

> RELATÓRIO SATISFAÇÃO (2019_2020)

Critério de Qualidade
Os resultados da avaliação são utilizados para se elaborarem planos de ação adequados à revisão das práticas existentes.

Descritores Indicativos
– São recolhidas impressões dos formandos sobre as suas experiências individuais de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem e ensino. São utilizadas conjuntamente com as impressões dos professores, para inspirar novas ações
– É dado amplo conhecimento público da informação sobre os resultados da revisão
– Os procedimentos de recolha de feedback e de revisão fazem parte de um processo estratégico de aprendizagem da organização
– Os resultados do processo de avaliação são discutidos com as partes interessadas, sendo elaborados planos de ação adequados

OBSERVATÓRIO DE QUALIDADE (EFP)

> PTP_CLASSROOM_ GUIA RÁPIDO

> RELATÓRIO FINAL

Ligações