Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens Básico Círculo Eleitoral de Portalegre

Pelo quinto ano consecutivo, Vitória para o Agrupamento de Escolas do Bonfim

A Escola Secundária Mouzinho da Silveira marcou presença uma vez mais na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Básico 2019/2021, do Círculo Eleitoral de Portalegre. Esta sessão realizou-se no dia doze de abril, por videoconferência, com a Mesa presencial na nossa escola, uma vez que a presidente da Mesa foi a nossa aluna Maria Carvalho da turma do 9º D.
Os nossos alunos deputados, Carolina Caldeira, da turma do 9º A; Rodrigo Carvalho, da turma do 10º F e Cristina Barradas, da turma do 9º E, eleitos na Sessão Escolar, participaram em mais uma edição deste projeto institucional da Assembleia da República organizado em colaboração com o Ministério da Educação, a DGEstE-DSRA, o IPDJ e outras entidades parceiras.
A Sessão Distrital do Círculo Eleitoral de Portalegre contou com a participação de alunos (deputados) representando seis escolas do distrito, numa sessão parlamentar com uma metodologia de debate semelhante à da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.
Após a acreditação online dos participantes, foi feita uma breve introdução pela Dra. Maria Mário Murteira, representante da DGEstE-DSRA, tendo de seguida apresentado os elementos da Mesa. A Presidente da Mesa, a nossa aluna Maria Carvalho deu então início aos trabalhos desta sessão, começando por dar a palavra à deputada da Assembleia da República, Martina Jesus. Seguiu-se um período de perguntas colocadas pelos alunos deputados das escolas presentes, para serem esclarecidas pela senhora deputada.
Iniciou-se, de seguida, um período de debate durante o qual os alunos deputados participaram de forma entusiástica, com grande pluralidade de ideias, colocando questões sobre as medidas propostas pelas diferentes escolas sobre o tema em debate na atual edição: “Violência doméstica e no namoro”.

Em resultado do debate e votação na especialidade, as medidas propostas pelos deputados da Escola Secundária Mouzinho da Silveira serviram de base às duas medidas de aditamento que passaram a constar da redação final do Projeto de Recomendação do nosso Círculo Eleitoral. Os nossos deputados revelaram uma vez mais, ao longo das várias etapas desta sessão, uma excelente preparação e conhecimento das regras do debate, participando ativa e empenhadamente nos trabalhos, argumentando, justificando e defendendo as suas propostas, com grande eloquência, tenacidade e respeito pelos outros.
E desta forma, pelo quinto ano consecutivo, os nossos alunos alcançaram uma merecida e justa vitória, como foi amplamente reconhecido pelos seus colegas deputados das outras escolas, sendo a nossa escola eleita de entre as escolas participantes, para representar o Círculo Eleitoral de Portalegre na Assembleia da República nos dias 31 de maio e 1 de junho, onde será apresentado e debatido o Projeto de Recomendação aprovado nesta Sessão Distrital.
Após apresentação de candidatura, foi ainda eleita entre os seus pares, por larga maioria, como porta-voz, a nossa aluna Carolina Caldeira, que mereceu rasgados elogios pelo excelente desempenho demonstrado ao longo dos trabalhos da sessão, cabendo-lhe, por tal, coordenar a atuação do Grupo Parlamentar do nosso Círculo Eleitoral na Sessão Nacional e preparar, em articulação com os colegas deputados da sua comissão parlamentar, uma pergunta a propor para o Plenário da Sessão Nacional.
Destacamos, igualmente, o desempenho da nossa aluna Maria Carvalho, que em sessão prévia foi eleita Presidente da Mesa, pelo seu sentido de responsabilidade, organização, capacidade de liderança e conhecimento das regras regimentais, o que demonstrou na forma exemplar como assegurou a direção dos trabalhos desta sessão. Por inerência deste cargo, a aluna Maria Carvalho é candidata à presidência da Mesa da Sessão Nacional.
Queremos, vivamente, felicitar e agradecer aos nossos alunos, o terem de forma empenhada, responsável e digna, tão bem representado, uma vez mais o nosso Agrupamento.
Desejamos a todos o maior sucesso para a Sessão Nacional e que esta contribua para a consolidação do seu sentido de responsabilidade cívica e para a construção de memórias duradouras e experiências inesquecíveis.

Comentários fechados.

© 2017 Agrupamento de Escolas do Bonfim. Todos os direitos reservados.