Um saber de experiências feito

A turma do 3º/4º Anos da professora Filomena Bruno teve a oportunidade de ir ao Laboratório de Biologia do Agrupamento para realizar experiências. A professora de Biologia Teresa Louro, mãe do Manuel Canatário, acompanhou-nos mais uma vez, partilhando connosco os seus conhecimentos.

Nesta atividade laboratorial, pretendíamos conhecer algumas características das células animais e das células vegetais. Para a observação destes dois tipos de células, utilizámos Microscópios Ópticos.

Nas preparações de células vegetais, utilizámos como corante o azul-de-metileno. Os materiais que usámos foram o Microscópio Óptico, lâminas, lamelas, bisturi, pinça, conta-gotas com água e uma cebola. Fomos nós que fizemos as preparações com a orientação das professoras. Com a pinça, retirámos do interior da cebola uma fina camada, que cortámos em pequenas porções com a ajuda do bisturi e da tesoura. Colocámos uma gota de azul-de-metileno numa lâmina e pusemos um fragmento que tínhamos cortado anteriormente em cima da gota de azul-de-metileno. Cobrimos o fragmento com a lamela e procedemos à sua observação microscópica com ampliações de 40x e 100x.

Também observámos preparações definitivas de células humanas.

Ficámos a saber que todos os seres vivos são constituídos por células e que as células vegetais são diferentes das células animais no formato e na cor.

Por último, preenchemos o relatório da experiência.

A possibilidade de acesso ao Laboratório de Biologia e toda a disponibilidade demonstrada são uma mais-valia que agradecemos!

Comentários fechados.

© 2017 Agrupamento de Escolas do Bonfim. Todos os direitos reservados.