Animação de leitura

O clube de Leitura preparou duas atividades  para o 1.º ciclo: A menina que roubava lágrimas e  Perereca, Jararaca e Tiririca.

A menina que roubava lágrimas, dirigido aos mais novos, parte de uma história da consagrada escritora britânica Carol Ann Duffy e fala dos sentimentos das crianças no seu dia-a-dia. É uma história particularmente bonita pois apela à sensibilidade de crianças e adultos alertando para a possibilidade, que todos temos, de transformar lágrimas em luz, fazendo assim nascer coisas boas de outras menos boas.

Perereca, Jararaca e Tiririca é um grito de alerta para a necessidade de conservação da natureza nas suas várias vertentes. Tratando-se de uma história brasileira, neste caso da também consagrada escritora Ana maria Machado, aproveitámos para fazer com os meninos do 4º ano uma viagem pelos vários estados do brasil e também pela especificidade do português do Brasil tão enriquecido pelas línguas indígenas.

Como gostámos do resultado deste diálogo entre pessoas e culturas, iremos certamente repetir para outros grupos até ao final do ano lectivo.

Comentários fechados.

© 2017 Agrupamento de Escolas do Bonfim. Todos os direitos reservados.